Fechar



Registe-se na nossa newsletter







Encontrados fósseis de baleias com milhões de anos

Terça-feira, 15 de Novembro de 2011
Uma equipa de palentólogos descobriu, no Chile, um cemitério de baleias com mais de sete milhões de anos composto por cerca de 80 fósseis. O achado foi feito no deserto de Atacama, perto da cidade de Caldera, a aproximadamente 869 km de Santiago, capital chilena.

De acordo com os especialistas, a maioria dos esqueletos estava preservada integralmente em rochas sedimentares e entre os fósseis estavam três que aparentavam constituir uma família com pai, mãe e bebé.

Estas baleias são antepassados das atuais e fazem parte dos períodos Plioceno e Mioceno, da era Cenozoica. Sol Squire, um dos paleontólogos envolvidos, disse à Sky News que "a descoberta tem grande importância a nível global. Nunca houve outra semelhante em termos de tamanho ou diversidade" na América do Sul.

Desde Maio que a equipa tem vindo a retirar, muito cuidadosamente, os fósseis das rochas onde estes se encontravam, mas só agora a descoberta foi partilhada com o mundo. Durante as investigações, os palentólogos acharam também partes de esqueletos de tubarões, golfinhos e focas.





FERRAMENTAS
Imprimir
CIêNCIA
COMENTÁRIOS
comments powered by Disqus
Termos de serviço
The Agency.pt ®. Todos os direitos reservados 2011 - 2016.
O BoasNoticias.pt demorou 0.127 segundos a carregar